Secretaria Desenvolvimento Social e Trabalho

Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é criada em Barra do Bugres

24/11/2022 ás 11:37:00
Fonte: Assistência Social

Na última terça-feira, 22/11, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma reunião intersetorial para a criação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, no intuito de articular as ações entre instituições, serviços governamentais e não-governamentais e comunidade, visando o desenvolvimento de estratégias que garantam o empoderamento das mulheres e seus direitos, bem como a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada.

O evento faz parte da agenda da Secretaria de Assistência Social na campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” e pelo dia 25 de novembro que é o “Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher”, objetivando a disseminação de informação e incentivo para que organizações façam campanhas de conscientização, se engajem e se mobilizem para falar sobre violência contra a mulher.

Para a secretária de Assistência Social Joana Miriam Pereira Carrasco, a constituição da rede de enfrentamento busca dar conta da complexidade da violência contra as mulheres. “Buscamos entender e intervir o problema, que perpassa diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública, assistência social, justiça, cultura, entre outros” esclarece.

De acordo com a Prefeita Maria Azenilda Pereira comentou sobre a importância da união entre as instituições: “A rede é formada por todas as instituições que atendem às mulheres em situação de violência nas diversas fases do rompimento do ciclo da violência. É com imensa satisfação que assinamos, juntamente com as demais autoridades, a implantação da Rede de Enfrentamento a Violência Contra Mulher no Município.”

Além da composição e criação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que reúne ações e serviços das áreas da assistência social, justiça, segurança e saúde, integrando a Rede de Enfrentamento. O evento contou com a palestra da Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Tangará da Serra, a subtenente PM Patrícia Edvirges Duarte e a Coordenadora do CREAS Sara Pedro da Silva.

Participaram do evento, a Prefeita Maria Azenilda Pereira, a Juiza da Vara Criminal Drª Lilian Bartolazzi Laurindo Bianchini, a secretária de Assistência Social Joana Miriam Pereira Carrasco, A Secretária Municipal de Educação Bernadete Fernandes Gregolin, Representante da Secretaria Municipal de Saúde Márcia Gouveia Pereira, Secretário de Finanças Elvio Goulart, Secretária de Planejamento Sidnei Felizardo Nogueira, a Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Profa Evelyn Dan Cáceres e a conselheira Anne Carolina da Silva Lima e a Coordenadora do CREAS Sara Pedro da Silva, Vereadora Profª Cleide de Oliveira, Delegado Márcio Portela e a  representante da Polícia Judiciária Civil a IPC Adriana Pinheiro dos Santos.

Os próximos passos será a construção do Protocolo e Fluxo de Atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar à Mulher de Barra do Bugres.

Galeria de Fotos

Compartilhe esta notícia!

Outras Notícias