Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

Polícia Ambiental se reúne com prefeita, secretários e vereadores

02/02/2022 ás 18:15:00
Fonte: ASSECOM

O objetivo da reunião é buscar alternativa em diversa demandas ambientais existente em Barra do Bugres. Uma delas, a restruturação da lagoa de decantação de esgoto doméstico que, atualmente, é despejado de forma in natura no rio Paraguai.

De acordo com o comandante do Núcleo de Polícia Militar Ambiental, Sub-tenene Sinésio Moraes, foi uma reunião muito proveitosa por saber de que vários projetos que irão contemplar o meio ambiente está em curso. “É uma preocupação nossa como autoridade ambiental e morador da cidade que moramos”, ressaltou.

A prefeita Azenilda Pereira salienta a responsabilidade de todos em melhorar e preservar o meio ambiental. De acordo coma prefeita a parceria com os vereadores e os Governos Estadual e Federal vai possibilitar resolver a questão do esgoto de uma vez por todas.

Para o secretário de Turismo e Meio Ambiente, João Sérgio Oenning, a reunião foi bastante produtiva, onde foi colocado para o comandante da Polícia Militar Ambiental as demandas ambientais do município, pontuando o projeto que irá tirar o esgoto, jogado de forma in natura no rio Paraguai, para a estação de tratamento.

Daniele Dourado, engenheira Ambiental do município, afirma que o pedido de licenciamento ambiental (LP e LI) para o projeto de Adequação do Sistema de Esgotamento Sanitário do munícipio esta protocolado deste outubro de 2021. O pedido do licenciamento contempla a reconstrução da Estação Elevatória (EEE), reconstrução do Emissário, e reativação das lagoas de tratamento de esgoto (ETE) onde a estação será composta por tratamento preliminar, lagoa anaeróbica e outro facultativa.

O projeto da Estação Elevatória e Emissário está concluído, em fase de análise pelo analista da SINFRA, já o das lagoas está em fase de conclusão. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) já fez a inclusão do pedido do licenciamento para programação de vistorias 2021. O recurso a ser utilizado na execução das obras será disponibilizado pela SINFRA valor de R$ 5 milhões, com contra partida do município.

O encontro foi na manhã desta quarta-feira, 02/02, no gabinete da prefeita Azenilda Pereira (MDB) com as presenças dos vereadores Sub-tenente Marivaldo  Magalhães (MDB), Jamil Pinheiro (DEM), Ferreira Corezomaé (PODEMOS), o ex-prefeito Arnaldo Pereira, os secretários municipais de Administração Carlos Pereira, Sival Gomes de Governo, Elvio Goulart Nunes de Finanças e Geovanny Almeida de Infraestrutura e João Oenning de Turismo e Meio Ambiente, além de Gilmar Cipriano engenheiro civil, Danielle Dourado engenheira ambiental e Marcio Souza Faria engenheiro sanitarista.

Galeria de Fotos

Compartilhe esta notícia!

Outras Notícias