Secretaria Desenvolvimento Social e Trabalho

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU DIVERSAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DA CAMPANHA FAÇA BONITO NO MUNICIPIO

02/06/2023 ás 10:56:00
Fonte: Assecom

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ao longo do dia 18/05 até o dia 02/06 a Campanha “Faça Bonito”, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre o dia “18 de maio: Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CREAS realizaram diversas ações, como Palestras, Rodas de Conversas, Reunião Ampliada com a Rede de Proteção, ida às rádios locais, o objetivo era sensibilizar, informar e mobilizar toda a sociedade em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. 

As atividades foram em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação.  E foram visitadas escolas municipais e estaduais do município, o bate-papo das equipes foi no intuito de alertar as crianças, os adolescentes e os jovens. O diálogo foi para explicar todas as formas de violência, especialmente a sexual, que afetam o crescimento saudável das nossas crianças e adolescentes. A equipe conduziu a conversa tirando dúvidas e esclarecendo onde procurar ajuda e apoio, o diálogo foi de forma lúdica e participativa.

A Coordenadora do CREAS Sara Pedro da Silva revela que as Rodas de Conversas com as crianças e adolescentes atingiu mais de mil estudantes, “O diálogo com as crianças e adolescentes foi no intuito de começarem a compreender as noções de certo e errado em relação ao seu corpo. Por isso, trouxemos o tema de forma leve utilizando músicas e foi utilizado o Semáforo do Toque com as crianças, explicando de uma maneira lúdica as partes do corpo e as formas de prevenção do abuso”, explica a Coordenadora Sara.

A Secretária Joana Miriam Carrasco enfatiza que a Campanha “Faça Bonito” foi direcionado para a toda a sociedade, tendo ações para os estudantes, os profissionais da educação, assistência social e saúde e as famílias acompanhadas pelo CRAS União e CRAS Maracanã. “Percebemos que houve uma grande adesão das escolas municipais e estaduais, para as orientações, tanto para os profissionais quanto para os estudantes. É imprescindível que possamos refletir e publicizar esse assunto, visando a garantia de direitos de crianças e adolescentes. E avaliamos que a Campanha “Faça Bonito” em Barra do Bugres foi um sucesso”, pontuou a Secretária Joana Miriam.

E de Acordo com a Prefeita Municipal que parabeniza as pastas de Assistência Social e Educação na parceria da execução da Campanha “Faça Bonito”, “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual e precisamos da união das políticas públicas, da sociedade e das famílias em prol da infância e da juventude”, observa a Prefeita.
18 DE MAIO - Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. 
Denúncia
Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.

Fotos
Compartilhe esta notícia!

Outras Notícias