Secretaria Desenvolvimento Social e Trabalho
ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE PROGRAMAÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CAMPANHA FAÇA BONITO
19/05/2023 ás 08:18:00
A Prefeitura de Barra do Bugres, por meio da Secretaria de Assistência Social realizará durante os dias 19/05 a 02/06, ações de conscientização e prevenção em celebração ao dia 18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As ações fazem parte da Campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
As atividades possuem o objetivo de proporcionar reflexões sobre o assunto, bem como a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, levando a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso coletivo, de cuidar, para que as crianças e adolescentes tenha uma vida plena, com direitos ao desenvolvimento saudável, sem violência e rupturas de vínculos. Durante este período haverá: Palestras, “Roda de Conversas”, faixas informativas, banner, reuniões, além das ações de informações e conscientização, através do Projeto: “Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, em parceria com o Conselho Tutelar.
Iniciamos as atividades com ida na Rádio Local, com a presença da Secretária Joana Miriam e a equipe do CREAS. E no dia 19/05 às 18h na UNEMAT acontece a palestra sobre: “Dialogando sobre o enfrentamento do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com a Rede de Proteção” em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com os palestrantes: Juiz Drº Sílvio Mendonça Ribeiro Filho e o Psicólogo Danilo Mattos. E a programação segue com a ida às creches e escolas municipais, estaduais e no CRAS Mracanã e no CRAS União.
De acordo com a Secretária Joana Miriam a campanha “Faça Bonito” integra o calendário anual de atividades, tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância do envolvimento de todos no combate aos crimes como o abuso e exploração infanto-juvenil. “Para alcançar o objetivo da campanha, é necessário que a sociedade em geral ‘Faça Bonito’ na proteção de nossas crianças e adolescentes. E convidamos a todos para participar das atividades programadas”, explica a Secretária.
Confira o cronograma com as atividades a serem realizadas:
19/05 8h Palestra na Escola SOS Criança
10:00 h Radio Ativa
11:45 h Radio Vale FM
18h Palestra na UNEMAT
22/05 9:30h Palestra Escola Municipal Silvana Daniel/Sede
14h Palestra no CRAS União
23/05 8h Palestra Escola Municipal Silvana Daniel/Salas Anexas
14h Palestra no CRAS Maracanã
24/05 9:30h Palestra na Escola Municipal Herculano Borges/Sala Anexas
25/05 9:30h Palestra na Escola Municipal Herculano Borges/Sede
26/05 9:30h Palestra na Escola Municipal Guiomar Campos Miranda
29/05 8h Reunião com a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente
30/05 8:30h Palestra na Escola Estadual Julieta Xavier Borges
15h Palestra no Abelhão – APAE
31/05 8:30h Palestra na Escola Estadual Alfredo Jose da Silva
01/06 8:30h e 9:30 Palestra na Escola Estadual Assembleia de Deus
02/06 9:30h Palestra na Escola Estadual João de Campos Borges